CAMPANHA 50 ANOS

ESCOLA MÓBILE

direção por
GABE ORTIZ

Celebrar 50 anos

de uma instituição de ensino é, antes de tudo, reconhecer o impacto que ela teve em milhares de decisões familiares.

Móbile faz parte da história de pais, filhos, professores e colaboradores. Nosso filme precisa ser uma homenagem sutil e sofisticada a essa relação de confiança.

Neste tratamento

proponho um filme centrado na experiência emocional de tomar decisões.

Um recorte íntimo, interpretado por uma mãe, que ao longo do filme, passa por uma jornada de leveza, pressão e alívio.

Decupagem emocional através da imagem, do som e da interpretação.

Precisamos convencer

os espectadores de que a Móbile é a escola para colocarem seus filhos.

Nosso filme de perguntas e respostas, vindo de uma ex-aluna, ainda atriz, é a melhor maneira de colocar essa ideia na cabeça dessas pessoas.

"Decidir Fica Fácil"

Neste filme, a decisão que parece simples ganha camadas. E é justamente nessa escalada de dúvidas que encontramos a beleza da certeza.

Vamos transformar uma sequência de perguntas em uma jornada visual de emoções, do conforto à ansiedade, da dúvida à convicção.

Nossa protagonista

entra em um cenário seguro e acolhedor.

Uma poltrona, uma luz quente, um ambiente minimalista, que pode ser sua própria casa. Ela acredita que está ali para responder a perguntas banais.

Mas a Móbile que aqui assume a posição de narradora onisciente, quase como uma entrevistadora invisível – começa a fazer perguntas. Simples no início. Depois, profundas. Difíceis. Cada pergunta é como uma camada que revela mais da complexidade de ser mãe.

A verdade é o centro

dessa campanha. Mostrar a credibilidade da escola e passar conforto e segurança para todos os pais que assistirão ao filme.

Acting

Naturalista, documental. Queremos verdade emocional, que é o centro do nosso filme. Vamos buscar uma performance que transite com extrema sensibilidade entre segurança e vulnerabilidade. A atriz precisa, acima de tudo, parecer gente como a gente: uma mãe que vive esse turbilhão todos os dias.

A construção começa no olhar confiante, sorriso leve, corpo relaxado. Conforme as perguntas evoluem, quero trabalhar com: Ritmo da respiração – que se altera com o desconforto;

Microgestos de tensão – como piscar mais frequente, mudanças sutis de postura, franzir de sobrancelha, passar a mão no cabelo; Silêncios intencionais – pausas que revelam dúvida, reflexão ou hesitação; Improvisação dirigida – exercícios de ensaio que estimulem reações genuínas.

Estarei próximo da atriz em todo o processo, garantindo um ambiente seguro para que ela possa reagir com verdade. Além disso, conduzirei ensaios focados em transformar o texto escrito em fala coloquial, cotidiana, espontânea — nada decorado ou teatral.

A intenção é que o texto seja vivido, não interpretado. Mais do que decorar respostas, queremos que ela sinta cada pergunta e reaja com autenticidade.

Maravilhoso escolher uma ex-aluna para dar esse depoimento. Isso vai deixar nosso filme com uma verdade perfeita, tudo aquilo que a gente precisa.

Direção de fotografia

UMA DECUPAGEM DOCUMENTAL DE DEPOIMENTOS DE PESSOAS DE VERDADE, SEM MUITO MOVIMENTO. DOIS ENQUADRAMENTOS, UM MAIS ABERTO E OUTRO FECHADO. O QUE NOS INTERESSA É A FALA DESSAS PESSOAS E SUAS REAÇÕES ÀS PERGUNTAS.

LUZ SUAVE, QUENTINHA, ACOLHEDORA. PRECISAMOS TRANSBORDAR CONFIANÇA E UMA SENSAÇÃO DE FEEL GOOD NOS NOSSOS ESPECTADORES.

Direção de arte

UMA SALA ACONCHEGANTE E ATEMPORAL. PAREDE NEUTRA, POLTRONA DE DESIGN SUPER CONFORTÁVEL, É IMPORTANTE QUE TUDO SIRVA DE MOLDURA PARA A PERFORMANCE.

PRECISAMOS DE UMA ARTE QUE TRANSMITA O COTIDIANO DE VERDADE. PAPÉIS ESPALHADOS NA MESA, CANETAS, UM CASACO PENDURADO NA CADEIRA NO FUNDO DE REPENTE.

locução

Será a segunda personagem do filme, tão importante quanto nossa atriz.

Escutamos a onipresença da Móbile. Voz calma, acolhedora, com timbre adulto, mas não institucional. Tom de voz feminino confiante, empático, como se a escola estivesse mesmo conduzindo a conversa com carinho.

Filme de apoio

Imagino mantermos esse mesmo formato tradicional de entrevistas, com planos abertos, médios e fechados, decupando bem cada fala, reação, risadas.

Mantermos essa mesma linguagem nos ajuda a enxergar esses 4 filmes como parte dessa mesma campanha. Uma locação com 4 cômodos diferentes para contar a história de cada um, na minha opinião, é a melhor escolha.

Sempre mantendo um tom de leveza e honestidade, afinal, é isso que buscamos numa campanha como essa.

Fotos KV

As fotos acredito não ter muito segredo. Montamos um fundo infinito no set e fazemos os 3 cliques com 3 modelos diferentes para fazer a aplicação no fundo azul do tom da Móbile.

Vai ficar lindo.

https://peoplemedia.io

“Essas são minhas impressões e ideias sobre essa aventura, espero que tenha batido e ressonado bem”

Obrigado

Por pensarem em mim para realizar este projeto incrível.